FOTO: SECA REVELA RUÍNAS DE CIDADE SUBMERSA EM BARRAGEM DE SÃO RAFAEL/RN



Devido à estiagem que atinge boa parte das cidades do interior do Rio Grande do Norte, algumas ruínas da antiga cidade de São Rafael, na região do Vale do Açu, reapareceram. O município foi inundado há 30 anos para dar lugar à barragem Armando Ribeiro Gonçalves e, como o nível do reservatório está baixo, é possível ver as antigas construções nas águas.

Até 2010, a torre da igreja ainda aparecia acima do nível das águas da maior barragem do estado, mas desmoronou após 27 anos de resistência. O povo da cidade ainda aguarda o progresso prometido com a chegada do reservatório.

Os irmão Erivan e Eronildes Pinheiro eram agricultores e plantavam na área de várzea do rio Piranhas antes da cidade de São Rafael ficar submersa. Com a barragem, o ofício mudou. Os dois hoje sobrevivem da pesca.

Os dois concordam que a vida na antiga cidade era melhor que no novo município construído após a inundação proposital. “A gente sente muita saudade daqui de São Rafael. Não faltava serviço pra gente”, reclamou Eronildes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário